quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"Que aqui sangraram sob os nossos pés..."

Hoje ao acordar abrir o site vermelho.org.br e vi uma notícia que me chamou a atenção: "Pe. Vito Miracapillo, expulso pela ditadura, volta ao Brasil" como tudo que trata sobre a ditadura me chama a atenção, resolvi ler... Mas me chama a atenção não apenas pelo fato de ter sido um período difícil pro povo brasileiro, mas sim por ser nesse momento que os verdadeiros heróis (ou sua grande maioria) se apresentam. Voltando ao padre, lendo a matéria descobri se tratar de um religioso que, antes de expulso, morava em Ribeirão (cidade onde meus pais nasceram e foram criados). Na mesma hora mostrei a meu pai pra ver se conseguia mais fatos do que os apresentados no site e foi impressionante a forma como ele relata.
É estranho perceber que alguém tão próximo participou de tudo aquilo. Talvez não da mesma forma que Honestino Guimarães (e seu fim trágico), mas ali, presente, observando e sem poder se opor.
Pior ainda é pensar naqueles que se opuseram... Que lutaram... Que foram presos, torturados... Mas pensar nos que até hoje não foram encontrados, é doloroso.


Pe. Vito Miracapillo


Pra quem quiser ler a matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário